Aplicativo

Blog

Loja

Vídeos

Facebook

CRECHE DO IDOSO “JÚLIO CUERVA”

 

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.

 

Para isso nada melhor do que uma "creche" para o pessoal da melhor idade. Mas não um asilo ou um "depósito" de pessoas mais velha. Um espaço com muitas atividades educativas, recreativas, esportivas e culturais. Aberto a todo o público desta maravilhosa idade. Independente de credo, cor ou nível social. Um ambiente onde as pessoas podem aproveitar o máximo com amigos e parentes.

Neste espaço eles ficam durante o dia. Já à noite, vão para casa. Tudo com direito a especialistas, médicos e esportistas. Muita festa, jogos e diversão para quem já passou por muitos momentos na vida.

 

A família esta sempre por perto, por meio de eventos e rodas de conversas.

 

Isso tudo já é possível graças ao convenio prefeitura municipal de Botucatu e ASFA, Formando assim a Creche do Idoso “Júlio Cuerva, que desde de Abril de 2013 está em funções.

 

A terceira idade é frequentemente vista como um tempo de descanso e de relaxamento, mas também é considerada como sendo um momento para se divertir, especialmente porque o idoso finalmente conseguiu se aposentar, depois de décadas trabalhando ou criando as crianças. Existem muitas formas de divertimento e de lazer para idosos curtirem seu tempo livre.

 

A METODOLOGIA DE TRABALHO VAI DEPENDER DA DINÂMICA DE CADA GRUPO E PODE SER REALIZADAS ATRAVÉS DE:

 

Roda de Conversa - Ao participar de uma roda de conversa, o idoso tem a possibilidade de colocar seu raciocínio para funcionar: fala, escuta, lê e dialoga com os demais participantes. Ao trocar experiências, desperta para o desejo do saber e melhora sua auto estima. Dessa forma, começa a vencer barreiras do isolamento, muitas vezes, imposto pela família e sociedade.

Dinâmicas em Grupo-  Na creche do idoso Júlio Cuerva utilizamos DINAMICAS EM GRUPO a fim de proporcionar aos nossos acolhidos um melhor desempenho funcional, mental e social. Nosso objetivo é realizar atividades descontraídas com elementos divertidos para  auxiliar no entrosamento de nossos idosos, eles participam diariamente de atividades que ajudam a melhorar a auto estima, coordenação motora e mobilidade.  Nossas  atividades promovem a integração social e melhora consideravelmente a qualidade  de vida de nossos acolhidos.

Oficinas de trabalhos manuais – Os trabalhos manuais podem  ser uma forma gratificante e emocionante para os idosos passarem o seu tempo. Também pode ser útil para as habilidades motoras e para a saúde. Há um consenso de que a 'melhor idade' precisa ser levada com mais leveza, fazer terapia, artesanato, cuidar do jardim, pintar e praticar esportes são boas práticas para o idoso; Em nossa creche temos exemplos claros de acolhidos que estavam em um quadro de depressão aguda e com as oficinas  voltaram a ter  uma melhora nas relações sócio afetivo, físico e psíquicas.

Oficinas culturais – Motivamos a participação em atividades que incluam música, expressão corporal filmes educativos, palestras,  entre outros.

Lazer - Promovemos jogos recreativos, brincadeiras, gincanas compatíveis com as condições da pessoa idosa e dinâmica de grupo.

 

 

O QUE ESPERAR DA CRECHE DO IDOSO JÚLIO CUERVA:

 

Um lugar que é seguro, com excelente atendimento, ambiente acolhedor, uma equipe amigável, atividades de estímulos e uma equipe alegre e disposta em fazer a diferença.

Nossa creche tem muito a oferecer  a população idosa de nossa cidade; Desde terapias com artesanatos , aulas de dança, expressão corporal, recreação voltada a terceira idade, nossos acolhidos encontram algo que irão atraí-los para fora de suas casas com muita facilidade e prazer.

 

Temos como meta em nossa creche:

 

•  Um lugar limpo e seguro e que sejam prontamente atendidos e recebam atenção adequada, manter  uma comunicação aberta com os acolhidos e familiares, manter uma equipe dinâmica onde o diretor, o pessoal da cozinha, a equipe de cuidadores, os auxiliares de limpeza, estejam  de prontos para atender  de forma atenciosa e confiável.

 

• Toques caseiros. Ninguém quer se sentir vivendo em um hospital, portanto nossa creche tem uns toques especiais, tais como jardins bem cuidados com canteiros de flores, decoração convidativa e  espaço para diversas atividades.

•  Uma equipe de funcionários de confiança e acolhidos ativos: "É como uma família."

 

• Instalações adequadas: Fazer com que os idosos se sintam de férias, oferecer atividades com áudio e vídeo, oferecer livros/jornais, atividades com dinâmicas em grupo.

 

 

Ainda não conhece nossa creche?? Faça-nos uma visita!! Tenho certeza que nossos idosos ficarão extremamente felizes!!

 

 

Ajude a ASFA a atender aqueles que mais precisam.

Seja um Irmão na Fé. Essa obra também é sua.

ASFA - Associação da Sagrada Família - Todos os Direitos Reservados.  Desenvolvido por db Comunicação